Decorreu no passado sábado a cerimónia de homenagem ao mestre KK organizada pela federação portuguesa de judo. Este evento realizou-se no auditório do comité olímpico de portugal e conta com presença de cerca 60 pessoas oriundas das mais diversas áreas.
Muitas foram as lembranças e histórias sobre o mestre partilhadas com os presentes.
Category Archives: Japão
Mensagem da Federação Portuguesa de Judo a Toda a Família do Judo Nacional
Mensagem da Federação Portuguesa de Judo a Toda a Família do Judo NacionalDecretada Semana de Luto em Homenagem ao Mestre
A Família do Judo nacional está de luto, pelo muito triste falecimento do nosso Mestre Kiyoshi Kobayashi, o Sensei, o KK para a generalidade de nós que, com ele, privamos nestas últimas décadas em que tivemos o privilégio de o conhecer.
À sua família, que temos a honra de conhecer, expressamos as nossas mais sentidas condolências, sentimento que também dirigimos à Embaixada do Japão em Portugal e ao Kodokan, bem como às nossas instâncias internacionais, estendendo a nossa tristeza a todos quantos privaram com o Mestre e com ele aprenderam todo o extraordinário legado que nos deixou.
Estamos naturalmente muito tristes e, com toda a Família Judoca e com a generalidade da sociedade portuguesa queremos partilhar esta dor, homenageando o Mestre, num forte sentimento de saudade e reconhecimento por tudo o que representou para nós.
O Judo é uma modalidade de excelência, de princípios muito rígidos que apontam à formação das pessoas, que abrange da competição ao lazer, para mais ou menos novos, enfim para todos aqueles que com o Judo pretendem privar.
Em ambos estes aspectos, a competição e os princípios, Kiyoshi Kobayashi foi exímio a ensinar e a deixar-nos uma mensagem que permanecerá entre todos nós, que nos acompanhará no trabalho que vamos continuar a fazer, sempre com os olhos postos no Mestre e a tentarmos prosseguir o seu trabalho, como ele sempre nos incentivava.
Este muito triste momento que atravessamos levou a Direção da Federação Portuguesa de Judo a tomar um conjunto de medidas, que se pretende que homenageiem o Mestre, nomeadamente:
- Decretar uma semana de luto para toda a comunidade Judoca, a partir de 12 de Setembro de 2013
- Evidenciar o nosso luto em toda a correspondência emanada da FPJ
- Determinar 1 minuto de silêncio em todas as nossas manifestações desportivas, no decorrer da semana de luto que foi decretada
- Toda a nossa representatividade nacional usará uma tarja negra, sinal do luto que estamos a atravessar
- As nossas bandeiras estarão todas a meia haste na semana de luto que estamos a atravessar
Para além das presentes medidas que a todos se comunica através desta Mensagem da FPJ, está ainda a ser organizada uma Reflexão das principais figuras do Judo nacional acerca da vida do Mestre e de tudo o que ele nos deixou, para que se perpetue a sua notável obra, que todos agradecemos.
FONTE: FPJ
Morreu Kiyoshi Kobayashi
O mestre japonês Kiyoshi Kobayashi, considerado o “pai do judo português”, morreu aos 85 anos, revelou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Judo (FPJ). “É com grande pesar que comunicamos esta triste notícia e expressamos as nossas mais sinceras condolências à família enlutada. O mestre Kiyoshi Kobayashi teve ao longo da sua vida um papel fundamental no seio do judo bacional, inclusive na génese da FPJ e será para sempre recordado como grande impulsionador da modalidade em Portugal”, lê-se em comunicado do organnismo.
Nascido a 9 de abril de 1928, Kobayashi regressou nos últimos anos ao Japão, depois de mais de 50 anos em Portugal, país a que chegou em 1958 e no qual se tornou o grande impulsionador do judo ou o “caminho suave” como gostava de dizer. “É o respeito pelos outros, um bom caminho para a vida”, referiu então em entrevista à agência Lusa, em outubro de 2008. Nascido em Gumm-Ken, Kobayashi tinha uma das mais altas graduações de judo, o nono dan — em dez possíveis no cinto negro -, que lhe foi atribuído pela Federação Internacional em 1999.
Em Portugal, Kobayashi, médico de profissão, dedicou-se principalmente ao ensino de Judo, num projeto em que estava inicialmente prevista uma passagem de dois anos, mas que se transformou em mais de meio século. No final da década de 50, o judo “era praticado por uma elite” e com quase nenhuma visibilidade em Portugal, e o japonês acedeu a um convite do seu país para iniciar a divulgação das artes marciais e da cultura nipónica.
O périplo incluiu os Estados Unidos, o Médio Oriente e a Europa, mas terminaria em Portugal, num contrato que atravessou décadas e longe dos primórdios que o levavam a cortar relva junto ao Estádio Universitário para fazer tapetes de judo (tatamis). Como professor de judo passou por vários sítios – Judo Clube de Portugal, Clube Shell, Sporting, Judo Clube de Beja, Academia Militar, Fuzileiros, Força Aérea, Escola Superior de Polícia, entre outros. Foi também selecionador e treinador da seleção nacional e liderou diversas seleções em Campeonatos da Europa e do Mundo, bem como nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976), Los Angeles (1984) e Seul (1988).
Em Portugal, Kobaysahi recebeu várias distinções, entre as quais a medalha de Mérito Desportivo, atribuída pelo Estado em outubro de 2008, por ocasião dos 50 anos da sua chegada ao país.
FONTE: http://www.record.xl.pt/Modalidades/Judo/interior.aspx?content_id=843676
Campeão mundial no Rio, judoca japonês é suspenso após agressão
Campeão mundial no Rio, judoca japonês é suspenso após agressão:
Campeão na categoria até 73 kg no último Mundial do Rio de Janeiro, o japonês Shohei Ono foi suspenso da Universidade de Tenri, onde treina, após agredir alunos do primeiro ano. Ao lado de outros quatros judocas, o medalhista foi afastado por 30 dias, mas ainda poderá receber uma punição maior da federação do país.
– Eu me arrependo profundamente do que fiz. Eu peço desculpas pelas minhas ações, especialmente em meio a tudo o que a Federação Japonesa de Judô tem feito para acabar com os abusos físicos no esporte – disse Ono, que se tornou capitão da seleção japonesa em novembro do ano passado, através de um comunicado.
A Federação Japonesa tem lutado recentemente contra escândalos de violência de seus próprios judocas contra atletas da equipe feminina. Além disso, passa por uma investigação após acusação de mau uso dos fundos.
FONTE: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=491636857598855&set=a.192289914200219.42848.191625144266696&type=1&theater (by: LD)